31 de março de 2009

Projeto Cine Aplicado exibe Sociedade dos Poetas Mortos

Os amantes da sétima arte gora têm um encontro marcado todas as quartas-feiras: o Projeto Cine Aplicado está de volta, com exibição gratuita de filmes. A estréia acontece no dia 1 de abril, no auditório do Colégio Ciências Aplicadas, localizado na rua Senhora de Lourdes, nº 59, Tirol.

O filme que abre o calendário 2009 é o longa-metragem Sociedade dos Poetas Mortos, do diretor Peter Weir. No escurinho do cinema, o público vai acompanhar a história de um carismático professor de literatura (Robin Williams) que, ao chegar a um conservador colégio, revoluciona os métodos de ensino propondo que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos.

O Cine Aplicado faz parte do Projeto Cultura Aplicada: uma proposta de aprendizado por meio das mais diferentes manifestações artístico-culturais. Ciente do real significado do conceito “educação”, o Colégio Ciências Aplicadas abre mais uma vez suas portas em um projeto inovador. Você é nosso convidado especial.

A programação dos meses abril e maio já está disponível no nosso site: www.cienciasaplicadas.com.br

Serviço:
Projeto Cine Aplicado
Exibição: Sociedade dos Poetas Mortos
Dia: 01 de abril (quarta-feira), às 19h30
local: Auditório do Colégio Ciências Aplicadas, (Rua Nossa Senhora de Lourdes, nº 59, Tirol)
Informações: (84) 3611-1736
Entrada gratuita

Anúncio em Natal

Foto: Alexandre Santos
Esse anúncio está estampado no muro do cartódromo de Natal, vizinho ao Machadão e no caminho de Candelária. Ninguém entende como uma empresa de se propõe a ministrar cursos para manutenção de helicópteros e aviões deixem as pessoas avacalharem com a escola, tentando assassinar a Língua Portuguesa.

Vende-se Jesus

Na próxima quinta-feira (02/04), às 18h, a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) inaugura a exposição “A Industrialização do Santo Cristo”, do artista plástico Anchieta Rolim. A mostra, que segue até dia 21 de abril na Galeria de Artes da Funcarte, é composta por desenhos geométricos feitos em nanquim sobre papel.

Segundo Rolim, “A Industrialização do Santo Cristo” é uma crítica a religiões e pessoas que utilizam a imagem de Jesus Cristo como mercadoria. “Algumas religiões deturparam o sentido da vinda de Jesus à Terra, e usaram sua imagem friamente como um produto vendável”, explica o artista.

A frieza com que esses entes manipulam a fé para obter lucros foi, de acordo com Rolim, o motivo da escolha dos desenhos geométricos. “A frieza, a objetividade e a forma exata das imagens geométricas assemelha-se a forma com a qual essas pessoas e religiões tratam a figura do Salvador”, acredita.

Anchieta Rolim é artista plástico há mais de 10 anos, tendo realizado várias exposições com pinturas, desenho e escultura. “Sou um artista inquieto, gosto de mexer com vários materiais”, diz o expositor. Seus trabalhos sempre têm como tônica a crítica ao tema escolhido.

30 de março de 2009

Artistas natalenses participam da 10ª Bienal de Havana

Jean Sartief, Júlio Castro e Wendel Gabriel estão procurando o apoio do empresariado natalense.

Começou na última sexta-feira, dia 27 de março, e segue até o dia 27 de abril, a 10ª Bienal de Havana, em Cuba, cujo tema é "Resistência e Integração na Era Global", que deverá reunir mais de 200 artistas de 44 países.

Dos sete artistas natalenses selecionados, Guaraci Gabriel, Afonso Martins, Marcelo Amarelo e Francisco Gileno já se encontram em solo cubano com o apoio da Prefeitura de Natal. Os quatro levaram na bagagem 750 “passaportes intergalácticos” confeccionados pela Prefeitura do Natal, num total de dois mil salvo-condutos.

Os outros três artistas, Jean Sartief, Júlio Castro e Wendel Gabriel, ainda estão à espera de apoio do empresariado local para a compra de passagens aéreas. Esta é a terceira vez que Natal envia artistas visuais para a Bienal de Havana, que em 2009 comemora 25 anos de existência.

A contribuição dos artistas natalenses para a bienal de Cuba será por meio de um painel interativo traduzido na releitura da obra Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso.

Realizada por 23 artistas, esse painel, nas mesmas dimensões do original, medindo 7,82m x 3,5m, será exposto nas vias públicas de Havana durante a Bienal. Na volta, o grupo afixará o painel na Fundação Cultural Capitania das Artes, disponibilizando-o para intervenções dos visitantes.

Fotografia & Poesia

Foto tirada na Ribeira, por volta de 1920, autor desconhecido.
-
O Bonde Novo
Jorge Fernandes, Natal RN
in Livro de Poemas, publicado em 1927

O bonde que inauguraram
É amarelo e muito claro...
Sua campa bate alegre e diferente das outras...
Os seus olhos vermelhos indicam Petrópolis...
Anda sempre cheio porque é novo...
Chega na balaustrada espia o mar...
E os passageiros todos nem olham pro mar...
Só vêem o bonde novo...
Só ouvem a campa nova...

Aquele bonde só devia sair aos domingos
Pois ele é a roupa domingueira
Da Repartição dos Serviços Urbanos...

Projeto Fala Sério conversa sobre artes visuais

clique no convite para ampliar
-
A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) dá largada aos diálogos quinzenais com os artistas visuais. Nessa terça-feira, partir das 19h, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, começa o projeto Fala Sério, que traz em toda edição um convidado para conversar com a classe artística sobre suas experiências, propor sugestões e mudanças.

O convidado do primeiro encontro é o artista plástico Arthur Souza, que encabeça a conversa “Relatos de Voos-Pássaros sobre Solo Lusitano”. Arthur é potiguar e estudou artes plásticas na cidade de Porto, em Portugal.

Declaração de ex-voto (Eleições no Beco da Lama)

ARTIGO

Eugênio Meio Quilo
-
Tem coisas que a gente demora pensando mas no fim a decisão é aquela mesma que veio a mente no primeiro instante. Tenho acompanhado essa arenga sobre as eleições da Samba. Sempre achei que a Samba (inventada, dizem, por Zizinho e um monte de gente “barista”) tinha a finalidade da comunhão e principalmente a confraternização daquele pedaço de Natal onde a boemia marcava ponto.

Quando assinei o tão falado “Livro Preto”, numa tarde de cerveja em Nazaré, evidentemente não estava em minhas faculdades e grupos escolares normais; pelo menos não lembro de ter sido avisado que o dito cujo tinha essas coisas de CNPJ etc. Muito menos que as eleições para compor sua “Diretoria” gerava briga digna(?) de campanha pra vereador e similares.

Na eleição entre Bira e Alex dei palpites nas duas candidaturas, uma vez inclusive nós três, juntos, fechando a noite com o Professor cantando no Bar de Chico, combinamos que quem vencesse a eleição convocaria o outro na mesma hora para compor uma chapa única para levar o mandato. Votei em Alex e nunca mais encontrei Bira no Beco pra poder cobrar o combinado.

Todo esse lenga-lenga é pra pedir que raspem meu nome do Livro Preto. Não estou a fim e votar em ninguém. Aliás, começo a achar muito chato essa coisa toda.

Melhor ainda, como devem estabelecer novos critérios para a votação (CPF; RG;Comprovante de Residência etc.)deixem o Livro Preto como está e a minha assinatura como atestado definitivo da minha ingenuidade e crença que a raça humana foi feita para brilhar e fazer festa.

Como sempre vou permanecer frequentando os bares do Beco, de preferência nas mesas onde a discussão não for essa. E também lendo as mensagens desse Beco, e deletando rapidamente as de briga de campanha.

P.S. Com todo respeito à democracia e a instituição do voto, mas qualquer pessoa que se candidate, de síndico a presidente da república, automaticamente perde 10% da minha admiração. Dependendo do comportamento (são poucas exceções) até pode recuperar.

29 de março de 2009

Eleições no Beco da Lama 2009

Foto: Hugo Macedo
Está formado o cú-de-burro no Beco da Lama com a chegada da temporada eleitoral da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba). Duas “Assembléias Gerais Deliberativas” foram marcadas.

Uma Assembléia foi agendada pela Diretora Adjunta eleita, a artista plástica e agitadora cultural Civone Medeiros, para acontecer nessa segunda-feira, na Capitania das Artes, a partir das 19 horas.

A outra Assembléia foi marcada pelo produtor cultural Julio Cesar Pimenta, gestor interino da entidade, e vai acontecer no Solar Bela Vista, na próxima quinta-feira, com previsão para começar às 17 horas.

A Assembléia Geral Deliberativa deverá decidir as regras eleitorais e as datas para inscrição de chapas, período de campanha, dia da eleição e dia da posse do presidente eleito.

Na ocasião, deverá também ser discutida a legitimidade dos eleitores que estão no Livro Preto e se o famigerado Livro será aberto para novas filiações. Assunto que promete ser outra fonte de polêmica.

Resta saber agora quais das duas Assembléias terão legitimidade jurídica para ditar as eleições no Beco da Lama.

Aguardemos os próximos capítulos dessa novela becodalamense.

Ainda esse semana, o Grande Ponto vai publicar como estão se articulando as chapas concorrentes às eleições da Samba.

28 de março de 2009

Fórum de cultura acontece em Currais Novos

AG Sued
Wescley Gama e Iara Carvalho, organizadores do evento e membros do Grupo Casarão da Poesia.

Desde ontem, o pessoal do “Grupo Casarão de Poesia” está realizando o “1º Fórum de Cultura Curraisnovense” e o “2º Dia da Poesia em Currais Novos”, com o objetivo de discutir os novos rumos da cultura currais-novense, sua representatividade no contexto estadual e as referências nacionais.

O evento pretende discutir para fortalecer as manifestações culturais existentes na cidade, como as performances do Grupo Teatral Boca de Rua, dos bonecos do Grupo Caçuá de Mamulengos

Na literatura, é inestimável o legado de José Bezerra Gomes e Luís Carlos Guimarães, ainda presentes na poesia e nas performances do Grupo Casarão de Poesia.

Nas artes plásticas, o evento vai reverenciar os escultores Chico Santeiro, Luzia Dantas e Ivan do Maxixe, além dos que se dedicam às tintas, pincéis e telas, de Iran aos herdeiros de João Antônio.

A música, os sons e ritmos do Grupo de Choro Cangaia e da Orquestra de Violões do Seridó Oriental também estarão em pauta.

“Diante de tamanha diversidade cultural, o 1º Fórum de Cultura Curraisnovense e o 2º Dia da Poesia em Currais Novos se propõem a oferecer um lugar digno para a voz daqueles que, em um cotidiano muitas vezes hostil a manifestações culturais de qualidade, necessitam unir esforços em prol de políticas públicas democráticas e cidadãs”, diz o manifesto/convite do grupo organizador do Fórum.

O Fórum de cultura termina hoje com a seguinte programação

Manhã
Local: Feira livre (ao lado do Mercado Público)
Hora: a partir das 6h30min
Atividades: Interação poética com o Grupo Casarão de Poesia, Apresentação do Grupo Caçuá de Mamulengos e Exposição de cordéis

Tarde
Local: Auditório do SINTE
Hora: a partir das 14h
Atividades: Apresentação da Orquestra de Violões do Seridó Oriental, Plenária para elaboração de uma carta ao poder público e planejamento da 1ª Conferência Municipal de Cultura,
Debatedores: Odon Jr, Ronaldo Gomes e Wescley Gama
Coordenação: Vilma Nunes

Noite
Local: Rua da Platina, Bairro JK (em frente ao Beradêro)
Hora: a partir das 20h
Apresentações (acompanhadas de recitais livres), Grupo de Choro Cangaia, Grupo Teatral Arte Viva (Santa Cruz), Cordel do Pau Quebrado, Wescley & Érica e Banda Radiola de Ficha

Prefeitura anuncia Plano de Gestão Cultural

Micarla de Souza anunciou uma série de ações para fomentar a cultura natalense, integrando a educação e o turismo.

Foto e texto: Alex Gurgel

Na manhã dessa quinta-feira, o auditório da Capitania das Artes estava cheio de artistas, produtores culturais e jornalistas para ouvir a prefeita de Natal, Micarla de Souza, anunciar o “Plano Municipal de Gestão Cultural”, uma espécie de cartilha para orientar a política cultural que integrará a cultura, educação e turismo.

Conforme a prefeita natalense, o “Plano Municipal de Gestão Cultural”, servirá para identificar diretrizes e ações de planejamento da política cultural para a capital potiguar. Entre as suas principais instruções, consta o apoio a criação de pontos de cultura e valorização da diversidade cultural da Cidade do Natal,

A implantação do Fundo Municipal de Cultura e estabelecimento de parcerias com entidades não governamentais foram outros pontos importantes citados pela prefeita como metas para esse ano. “Essa iniciativa representa o compromisso com o desenvolvimento das ações que a Prefeitura do Natal se propõe a fazer durante a administração municipal”, disse.

Micarla de Souza anunciou que será criado o Cidarte (Complexo Cultural de Arte), que funcionará no bairro da Ribeira, ainda esse ano, em galpões de uma extinta fábrica. O Cidarte deverá contar com biblioteca, salas para oficinas, espaço para apresentações culturais, entre outras manifestações artísticas. “O Cidarte vai funcionar como uma casa de qualificação e profissionalização no que diz respeito ao artista, com o apoio de parceiros da iniciativa privada”, enfatizou a prefeita.

Algumas ações culturais
da Prefeitura de Natal para 2009

Cinema e vídeo
Implantação de um laboratório itinerante que funcionará nas escolas, produzindo vídeos pelos alunos da rede municipal. Criação de um prêmio audiovisual para curtas metragens e matérias jornalísticas que registrem aspectos materiais e imateriais da nossa cultura, resultando na edição de uma coleção videográfica.

Artes visuais
Reformulação do “Salão de Artes Visuais de Natal”, transformando as premiações em bolsas de pesquisa e produção. Documentação do acervo municipal e edição de um catálogo, inclusive em meio eletrônico. Apoio a cursos e oficinas intinerantes de mostras de artes plásticas existentes na cidade.

Literatura
Colocar a revista produzida pela Prefeitura de Natal, a “Brouhaha”, também como estímulo ao jornalismo cultural, publicando uma edição especial, a cada ano, com matérias jornalísticas de merecido valor que serão registradas através de edição mais detalhada e ampla. Transformar a premiação financkeira dos Concursos Othoniel Menezes (poesia) e Câmara Cascudo (prosa) em publicações dos livros melhores colocados, garantindo percentual da tiragem para distribuição nas bibliotecas da rede municipal de ensino. Ampliar e reformular o Encontro Natalense de Escritores (ENE).

Artes cênicas
Fomentar a discussão do fazer teatral, promovendo novas práticas de linguagens corporais. Reformar e adequar o equipamento municipal existente para as práticas de capacitação para as artes cênicas. Ampliar os objetivos da “Escola Municipal de Teatro” e da “Escola Municipal de Ballet”. Estimular as companhias e grupos teatrais através de editais e novos mecanismos de incentivo, como o “auxílio-pauta” que viabilizará a realização de temporadas para grupos teatrais locais. Implantar concurso para a seleção do texto “Auto de Natal”.

Música
Criação de editais para a viabilização de apoio financeiro para produção de CDs e DVDs. Apoiar blogs, sites e portais virtuais de fomento à produção local, lincando-os ao site da Capitania das Artes, estimulando a difusão da produção musical. Distribuir parte da contrapartida dos CDs apoiados pelo Programa Djalma Maranhão, nas rádios comunitárias.

Artes Integradas
Criação do Cetro Integrado de Artes, um complexo multiuso em que a principal característica é a versatilidade, integrando atividades como exposições temporárias, pinacoteca, espetáculos, oficinas, acesso à internet, etc. Criação do “Projeto K-Ximbinho”, ação intinerante que percorrerá espaços públicos das quatros zonas administrativas, levando apresentações gratuitas de música, dança, teatro e cultura popular. Implantação do “Fundo Municipal de Cultura” para apoio às manifestações e bens culturais dos mais diversos segmentos.

Turismo cultural
Implantação do Corredor Cultural de Natal no centro histórico da cidade, equipando e sinalizando o roteiro pedestre de turismo cultural. Estimular o trade turístico a consumir a produção cultural promovida pela Capitania das Artes.

Dona Militana continua internada com hipertensão e problemas respiratórios

Dona Militana sofre sérios problemas de saúde e continua internada num hospital em Natal.

Foto e texto: Alex Gurgel

Os mestres do folclore potiguar estão morrendo. Já se "encantaram" os três maiores do folclore potiguar: Manoel Marinheiro do Boi de Reis, o mamulengueiro Chico Daniel e Cornélio Campina do grupo Araruna.

O último baluarte do folclore norte-rio-grandense ainda vivo é a romanceira dona Militana, de São Gonçalo do Amarante, que anda esquecida pelos órgãos ditos culturais do nosso "Rio Grande sem Sorte".

A romanceira dona Militana tem a saúde debilitada e foi internada no Hospital do Coração com hipertensão e com grave problema respiratório. Dona Militana recebe todas as atenções necessárias da equipe médica e passa bem.

Ao ter conhecimento da situação de dona Militana, a atual administração municipal determinou que uma equipe acompanhasse de perto a situação da romanceira. "Dona Militana é um dos maiores patrimônios da nossa cidade. Vamos dar a dignidade e o respeito que ela merece", afirmou o prefeito Jaime Calado.

O prefeito ainda enviou à Câmara Municipal um projeto de lei criando uma pensão vitalícia para dona Militana de R$ 1.500,00 dando a ela independência financeira para evitar mais constrangimentos. "É o mínimo que nossa cidade pode fazer por ela", disse.

Uma vida de romances

De acordo com o folclorista Deífilo Gurgel, dona Militana é a figura mais importante do romanceiro popular brasileiro. Sua memória, embora ela tenha 84 anos, ainda guarda um considerável acervo, o que faz dela uma enciclopédia viva da cultura popular potiguar.

Em 2005, dona Militana foi condecorada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das mais importantes romanceiras do Brasil, sendo considerada a principal guardiã do romanceiro medieval nordestino.

Dona de uma memória privilegiada, capaz de recitar longos enredos do romanceiro nordestino ouvidos na infância, Militana Salustino do Nascimento nasceu em 1925, em Santo Antônio dos Barreiros, município de São Gonçalo do Amarante.

De origem humilde, negra, sem escolaridade, aprendeu a cantar romances ibéricos e nacionais com o seu pai, Atanásio Salustino do Nascimento, quando trabalhava na roça.

Militana canta seus romanceiros numa cadência que lembra o cantochão, com ritmo baseado na acentuação e nas divisões do fraseado. Na maioria das vezes, as narrativas cantadas são histórias trágicas, como a do "Conde de Amarante", em que a esposa chora a ausência do marido, enquanto dá ao filho o leite da amargura e se despede da vida.

Em 2000, ela gravou o CD triplo "Cantares", no qual interpretou cocos, romarias, desafios e fandangos em temas como "Romance da bela infanta", "O mouro e a estrangeira", "Inácio da Catingueira", "Boi mandingueiro", "Romance de reis", "Mulher malvada", "Coco da lagartixa", "Manuel Passarinho" e "General dos Marotos".

Esse trabalho contou com as participações de Antônio Nóbrega, além de Mestre Salustiano e Eusébio Macaíba nas rabecas, Roberto Corrêa na viola, Dolores Portela no cravo, Luca Reale no clarinete e o maestro Osvaldo D' amore da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte no violino.

27 de março de 2009

Dez filmes que este blogueiro levaria para uma ilha deserta

O jornalista Cefas Carvalho pediu para várias pessoas listarem os dez filmes que levaria para uma ilha deserta. Essa lista não quer dizer minha opinião sobre os dez melhores filmes de todos os tempo. Apenas alguns filmes que eu poderia ver várias vezes sem cansar. Veja no blog Noticiando outras listas. Segue minha lista:

1. Ben Hur (épico, William Wyler, USA)
2. O Dólar Furado (faroeste, Giorgio Ferroni, Itália)
3. Contatos Imediatos do 3º Grau (ficção, Steven Spielberg, USA)
4. Bete Balanço (drama musical, Lael Rodrigues, Brasil)
5. O Expresso da Meia Noite (drama, Alan Parker, USA)
6. Papillon (drama, Franklin J. Schaffner, USA)
7. Calígula (drama, Tinto Brass / Bob Guccione, USA)
8. Matrix (ficção, Andy Wachowski / Larry Wachowski, USA)
9. Tróia (épico, Wolfgang Petersen, USA)
10. Lisbela e o prisioneiro (comédia, Guel Arraes, Brasil)

Um soneto de Antoniel Campos, Natal RN

Boca Diurna

" Art. 39:
(...)
§ 5º Constituem crimes, (...):
(...)
II - (...) a (...) boca de urna;"
(Lei Nº 9.504/97)


A todo e qualquer impedimento
eu hei de infringir durante o pleito.
Serei feito adesivo no seu peito,
não-nulo, nunca em branco ou abstento.

Eu quero, do que é crime, o agravamento:
showmício em carreata liquefeito,
inúmeros traslados no seu leito,
discursos para o nosso ajuntamento.

Você: meus votos válidos no Ibope.
Serei curva ascendente em seu galope,
beijando as suas coxas — minha urna.

Depois, favas contadas, dia 30,
eu quero que você inda me sinta
fazendo, em você, boca de urna.

Escambo Popular de Teatro de Rua em Janduís

Foto: divulgação
Ainda na programação cultural: mostra de vídeo e a terceira feira de artes poéticas, com venda e exposição de artesanato regionais, barracas com comidas típicas e sarau após os espetáculos.
-
Janduís, município conhecido nacionalmente pela tradição cultural, realiza neste final de semana mais um Escambo Popular de Teatro de Rua. Nesta 24ª edição, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, os artistas pretendem oferecer à comunidade uma programação cultural diferenciada com espetáculos teatrais de rua, teatro de bonecos, dança, cantorias e repentes, xilogravura, cordel, exibições de artes plásticas, entre outras manifestações culturais.

O evento ainda deve contar com lançamento de livros, shows musicais de MPB e reggae, apresentações de folguedos populares com presença de mestres da cultura popular, oficinas de vivência e cursos em diversas áreas artísticas e culturais. Os artistas também vão participar de debates sobre produção cultural.

A coordenação do escambo espera contar com a participação de cerca de 250 artistas de Janduís, de outros municípios do Rio Grande do Norte e de estados como Ceará, Pernambuco e Paraíba.

A expectativa dos participantes do escambo também se volta para a interação com mestres da cultura popular como Gilberto Calungueiro, de Icapuí-CE, Mestra Dadi, de Carnaúba dos Dantas-RN, Mestre Cirilo, de Crato-CE e Mestre Antônio Ferreira do Reisado, do assentamento Campo da Manga, Sobral-CE.

Haverá ainda um encontro um encontro de reggae, com bandas de Icapuí e Felipe Guerra-RN.

Festival traz bandas independentes à Ribeira

Foto: Felipe Lima
Banda paraibana Cerva Grátis se apresenta no Festival Nordeste Independente.

Natal recebe hoje e amanhã a terceira edição do Festival Nordeste Independente, evento que ocorre em várias capitais da região e foi idealizado dentro de uma lista de discussão na Internet. Mais de 40 grupos se apresentam em diversas cidades do Nordeste.

Na etapa de Natal, grupos natalenses se unem a quatro bandas de outros estados, divididos entre os dois dias do evento: as paraibanas Malaquias em Perigo e Cerva Grátis; e as pernambucanas The Keith e Gandharva.

A festa começa às 21h, nos dois dias, no Centro Cultural DoSol, no bairro da Ribeira. Os ingressos para o Festival Nordeste Independente vão ser vendidos na hora, a R$ 2. A produção da etapa de Natal é do Dosol em parceira com a Xubba Musik e o Coletivo Noize.

25 de março de 2009

A Amazônia pelas lentes de Hugo Macedo

Foto: Hugo Macedo
A fauna, flora e os índios da Amazônia estão expostos numa mostra fotográfica virtual no blog de Hugo Macedo, que visitou os recantos da região Norte fotografando as belezas inusitadas desse imenso País.

As fotos fazem parte de um projeto que Hugo está desenvolvendo, onde o objetivo é descobrir um Brasil que a maioria da população não conhece.
-
Por enquanto, visitem: http://www.fotohugo.blogspot.com/

SPVA homenageia o fotógrafo D'Luccas

Alguns poetas natalenses reunidos no último Dia da Poesia, 14 de março, na Capitania das Artes.

A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN convida para a edição de março do Sarau Lítero Musical Estação da Lira, promovido durante todas as últimas quinta-feira de cada mês.

Os poetas prometem um momentos especiais, regado à poesia e música, declamadas, lidas, cantadas, encenadas pelos presentes, nesse mês que comemorou duas vezes a poesia em toda sua plenitude, oferecendo todas as performances ao homenageado da noite, o fotógrafo D’Lucca.

De acordo com a organização do evento, a escolha do nome homenageado recai sempre sobre um artista da terra que tenha ou venha contribuindo com o enriquecimento da cultura potiguar, pela sua produção, luta e resistência a todos os empecilhos que espinham a caminhada do artista e por não desistir.

O artista plástico e repórter fotográfico D’Lucca está sendo homenageado por seu relevante trabalho artístico em prol do meio-ambiente, decorando canteiros e praças em Natal e Nova Parnamirim com suas obras artísticas visuais, embelezando mais ainda a paisagem da cidade e incitando à reflexão pela preservação do planeta.

O Sarau Lítero-Musical Estação da Lira será nessa quinta-feira, a partir das 19h, na Varanda da Capitania das Artes, numa promoção da SPVA/RN com o apoio da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira.

Site bilíngue para o turismo potiguar

A Secretaria Municipal de Turismo (Sectur) lançou um site bilíngue (Português e Inglês) para divulgar as potencialidades turísticas da cidade e dos arredores na internet.

Editado em flash, a página eletrônica oferece aos internautas fotografias inéditas das principais praias urbanas, monumentos históricos, gastronomia, passeios turísticos, calendário de eventos e um mapa com as principais distâncias das capitais mundiais em relação à Natal.

Também há informações sobre a estrutura receptiva e uma lista de praias que o turista (e o internauta) não pode deixar de conhecer ao chegar a Natal. Também é possível assistir o vídeo “Natal Feliz Cidade”, campanha institucional lançada em janeiro para estimular os natalenses a receberem bem os visitantes.
-
O endereço do site é: www.natalfelizcidade.com.br
-

Poesia Aplicada

AG Sued
Poeta Plínio Sanderson é o coordenador do projeto CulturAPlicada.

O irrequieto e ensandecido poeta Plínio Sanderson não pára de celebrar a poesia, realizando eventos poéticos no Colégio Ciências Aplicadas. Porque todo dia é dia de poesia é que a escola realiza o projeto CulturAPlicada, apresentando “Poesia Aplicada: do verso/língua ao universo/linguagem”.

O evento enfocará as três dimensões da palavra (verbi-voco-visual) e será realizado nessa quinta-feira, a partir das 20 horas.
-
Na ocasião, haverá o Show multimídia dos “Poetas Elétricos”; a exposição “Bibelôs & Parangolés: metalinguagens poéticas”, de Plínio Sanderson; e a participação do artista plástico de Ceará Mirim, Fábio Di Ojuara, com “Toda merda agora é arte”.

E tem mais... quem for até o Colégio Ciências Aplicadas não vai pagar porra nenhuma, a entrada é de graça.

Serviço
Projeto Cultura Aplicada
Data: 26 de março
Hora: 20h
Local: Auditório do Colégio Ciências Aplicadas
Endereço: Rua Nossa Senhora de Lourdes, 59, Tirol
Entrada gratuita.

Em defesa de postulados sagrados

Por Eduardo Alexandre
-
Que energia de sorrisos é essa, que emana do Beco? Qual é a mágica, a magia, o mistério? Ali pisou Cascudo, Navarro, Luís Carlos Guimarães, Berilo Wanderley, Jorge Fernandes, Itajubá, Açucena, Mainha, Bosco Lopes.
-
Berço da cidade, as adjacências são o centro histórico de todos os nossos mortos, de nossa história, de nossa luta para virar cidade em tanto tempo. Como demorou ser cidade! Todos os nossos mortos perambulam por lá.
-
Quantas festas não fez a Praça da Alegria? Poucas por ano, é bem verdade: São João, Nossa Senhora da Apresentação, Natal. Anos e anos de esperas.
-
O carnaval foi o que acanalhou o Beco. Os rapazes se reuniam no Natal Club, Esquina da Rua Nova com a Inhomerim e saiam num Zé Pereira frenético, ladeira leve da Rua da Palha acima e abaixo, folia grande em portas estreitas e elevadas janelas, papanguzando o mundo.
-
Beco que já foi lama, hoje é fama e é alma. Beco do Potiguarânia, de boêmios famosos. De maçonaria.
-
Adjacências de Cinemas, cocadas e Grande Ponto de João Machado, Djalma Maranhão, conversas sem fim jogadas fora, linho branco; líricos e loucos, Tubiba, Mulamanca. Professor Panqueca. Professor Grácio. Waldemar de Almeida. Gumercindo, Othoniel, Eduardo Medeiros. Praieiras e modinhas.
-
Beco do Rato, de Fia, de Gardênia, do Índio, do Estranho. Beco sonâmbulo. Da vida e de mortes. De mortais, imortais e mortos-vivos. Beco de vidas. Muitas vidas.
-
Esse sorriso do Beco é o sorriso da alma natalense, alegre criatura que perambula, perambula feito o carteiro de Cascudo, Helmut Cândido, ou o peripatético Volontê, vindo, devagarinho, manhãzinha, ladeira acima, com uma corda de aratu dependurada em cada indicador.
-
Beco da meladinha de Nasi. Da cachaça. Da música. Beco de muitas noites e dias de serenatas regadas a cerveja e buchada, rabada, dobradinha, carne-de-gato. Para todos e pra todo mundo, chorinho.

23 de março de 2009

Diversidade e inclusão social são temas para concurso fotográfico da UFRN

Fotos: AG Sued
As inscrições são abertas para fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil e seguem até o dia 03 de abril.

Imagine se “todos fossem iguais a você!” Tom Jobim que desculpe, mas que terrível seria viver num mundo tão igual. Não haveria diversidade de emoções, diversidade de gostos, de atitudes, de profissões. Como seria então possível viver? E essa tão falada “inclusão social”? Apesar dos grandes avanços nesta área, a sociedade não presencia a inclusão social no dia a dia.

“Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão" é o nome do concurso fotográfico aberto a participação de amadores e profissionais de todo o Brasil. O concurso é realizado pelo projeto de extensão GamaDown do Departamento de Biologia Celular e Genética, do Centro de Biociências da UFRN, em parceria com a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto). As inscrições vão até o dia 03 de abril e os interessados devem obter o regulamento e a ficha de inscrição através do site: www.cb.ufrn.br

A coordenadora do projeto GamaDown e professora do departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, Silvia Bastituzzo, afirma que quando se fala em “diversidade”, as pessoas pensam sobretudo na diversidade da fauna e da flora e confessa que o tema não é dos mais fácies. “Pelo contrário, se o tema fosse exclusão, certamente as pessoas teriam muito mais cenas para fotografar”, disse.

Silvia Batistuzzo acredita que a fotografia poderá oferecer a sociedade um questionamento sobre qual é o seu entendimento dessa diversidade e inclusão e que a própria sociedade responda através da fotografia. Por intermédio de uma imagem, o fotógrafo pode denunciar, divulgar uma situação, levantar questionamentos e também emocionar o público. “Espero que a fotografia se torne uma semente no que ao olhar sobre o tema diversidade e inclusão, auxiliando na transformação das pessoas para a geração de uma sociedade mais justa e inclusiva”, declarou.

Cada fotógrafo poderá inscrever até 03 fotografias, medindo 20 x 30 cm, em papel fotográfico fosco. Serão premiados os dez primeiros colocados e as fotos selecionadas irão compor uma mostra itinerante. O primeiro colocado receberá como prêmio um laptop, segundo e terceiro lugares receberão uma máquina fotográfica Sony. O 4º lugar receberá um MP4. Do 5º ao 9º lugar, os classificados receberão um bônus de R$ 50,00 para aquisição de livros na Cooperativa Cultural da UFRN. O décimo colocado será premiado com um pen drive de 1 GB.
-
Entrevista com Silvia Batistuzzo, coordenadora do concurso fotográfico e professora do Departamento de Biologia Celular e Genética, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
-
Como surgiu a idéia para realizar o concurso fotográfico “Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão"?
Este concurso fotográfico faz parte de um projeto de extensão, desenvolvido na UFRN que se intitula “GamaDown: da genética à inclusão, a arte da mobilização”. Este projeto visa, através da arte, informar e esclarecer, a população acerca da Síndrome de Down, não somente do ponto de vista genético mas, sobretudo, do ponto de vista social, visto que o limite das pessoas com Síndrome de Down não é genético e sim social.

Por que a fotografia foi escolhida para trabalhar o tema "diversidade e inclusão"?
Num primeiro momento de 2008, os alunos de extensão fizeram várias fotos de pessoas com Síndrome de Down na família, na escola, no trabalho e na sociedade em geral. Estas fotos foram expostas na CIENTEC do ano passado e em alguns setores da UFRN. Outro momento deste projeto era perceber, sentir o olhar da população em geral sobre o Tema “diversidade e inclusão”. Esta visão, o resultado deste concurso, servirá como um termômetro para nossas ações futuras.

"Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão". O tema não parece ser muito fácil. Como se deu a escolha do nome para o projeto?
Nos anos 90, o conceito da “Inclusão Social” começou a ser divulgado e a ONU fez uma resolução prevendo que, até o ano de 2010, o conceito da sociedade inclusiva deve passar da “conscientização para ação”. A Inclusão prevê uma sociedade para “todos”. Esta frase, bastante usada no governo Lula e no governo Wilma de Farias vem do compromisso do Estado e do Pais para por em prática a resolução da ONU. Então, se a sociedade é para “todos”, “todos” nós temos que desenvolver ações para informar, desmistificar, dar visibilidade aos excluídos. Considero que existem três níveis para se discutir e fazer inclusão: 1) Família, 2) Escola e 3) Sociedade. O concurso de fotografia vem abranger este terceiro item.

Quem pode participar do concurso fotográfico "Beleza da Vida: Diversidade e Inclusão"?
De início, nós pensávamos em fazer um concurso fotográfico só com o tema “Síndrome de Down” e restrito ao público universitário da UFRN, visto que é um projeto de extensão desta universidade. Entretanto, por que não ousar mais? A Síndrome de Down é somente uma das deficiências, um grupo de excluídos. A sociedade tem muito mais a mostrar, então ampliamos o tema para “Diversidade e Inclusão”. Diversidade humana como um todo, não só de deficientes e também por entendermos que só haverá inclusão de fato, quando compreendermos que a “diversidade” é a base da beleza da vida! Não existe vida, nenhum tipo de vida, sem diversidade! Então, com a ampliação do tema, qualquer pessoa residente no Brasil, maior de idade, pode participar do concurso fotográfico, seja um fotógrafo profissional ou amador. Esperamos ter uma grande participação com representantes de diferentes Estados do Brasil!

22 de março de 2009

Expedição Fotográfica Seridó

Foto: Pedro Morgan
Fotografando as belezas do sertão do Seridó

A primeira expedição fotográfica ao Seridó da Aphoto vai registrar as belezas de Acari, uma das mais tradicionais cidades seridoenses, além do açude Gargalheiras, um dos mais bonitos cartões postais do interior do Rio Grande do Norte.

A expedição vai sair às seis horas da manhã do dia 26 de ABRIL (domingo) para desbravar o sertão do Seridó através da BR 226. A trupe retorna à Natal por volta das cinco da tarde, num verdadeiro bate-e-volta.

Para conhecer mais sobre Acari e o açude Gargalheiras, visite o blog Chão Potyguar:
http://chaopotiguar.blogspot.com/2008/10/acari.html

SERVIÇO
Expedição Fotográfica Seridó
Acari & Gargalheiras
Dia: 26 de Abril
Saída: 06h00
Local: Practical Cursos de Fotografia (por trás da Igreja do Galo, centro)
Valor: Sócio da Aphoto R$ 50,00 / Não-sócio R$ 65,00
Informações e reservas com Alex Gurgel:
3211-5436 / 8896-5436 / alex-gurgel@oi.com.br

21 de março de 2009

Um poema de Céfas Carvalho, Natal RN

Não quero mais


Estourei minh´alma nos corais
Queria o mar, não quero mais...

Beijos de sal em alto mar
Queria velas pra navegar

Paixões pagãs no areal
Queria o bem, queria o mal

Beber o mar em aguardente
Queria mais, tão de repente

Estourei minha vida lá no cais
Queria viver, não quero mais...

Marketing Inteligente - Cigarros Philip Morris

Nota do Grande Ponto: Na verdade, o Philip morreu de depressão, já que ele não tinha amigos e ele mesmo tirava suas fotos nas férias.

Informes Literários

Prêmio Vivaleitura
Estão abertas as inscrições para o prêmio Vivaleitura 2009. Até o dia 24 de julho, as instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil podem concorrer com seus trabalhos de incentivo à leitura em três categorias distintas (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Serão selecionados e divulgados em outubro cinco projetos em cada eixo. Os vencedores serão conhecidos em novembro.

Propaganda mostra crianças estimulando adultos na leitura
Um vídeo que circula na internet aborda a possibilidade das crianças estimularem os adultos na leitura. Nas imagens, uma criança lê um livro, mas sua mãe a pressiona para irem embora. A jovem escolhe um livro para a mãe, envolvendo ambos no mundo literário. No Brasil, os jovens e crianças leem mais que os adultos de acordo com a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, com uma média de 8,5 livros para a faixa etária de 11 a 13 anos e 4,2 para adultos de 30 a 39. Para ver a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Ortografia é unificada, mas e a fala?
Vídeo produzido pela BBC Brasil durante o especial sobre o acordo ortográfico compara a questão da ortografia com as grandes diferenças na fala que há entre os países de língua portuguesa. Apesar de já ter gerado controvérsias nos Estados lusófonos, como o manifesto assinado por mais de 100 mil portugueses contra a junção da língua, o Novo Acordo Ortográfico será implantado. Já as falas continuarão diferentes. O vídeo ainda diz que a troca cultural no mundo lusófono pode facilitar a compreensão, além de relatar que os portugueses têm maior facilidade em entender os brasileiros do que o contrário.

Agenda nacional

Bienal Internacional do Livro da Bahia
17 a 26 de abril
Mais informações

Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas MG
25 de abril a 3 de maio
Mais informações

Agenda Internacional

Salão do Livro de Paris (França)
13 a 18 de março
Mais informações

Feira do Livro de crianças de Bologna (Itália)
23 a 26 de março
Mais informações

Feira do Livro de Londres (Inglaterra)
20 a 22 de abril
Mais informações

Feira do Livro de Buenos Aires (Argentina)
23 de abril a 11 de maio
Mais informações

Prêmios Literários

7º Concurso Literário Guemanisse de Contos e Poesias
Inscrições: até 9 de março
Aberto a: contos e poesias escritos em língua portuguesa
Premiação: R$ 3 mil para o primeiro colocado, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro, todos com publicação em livro.
Mais informações

Prêmio São Paulo de Literatura
Inscrições: até 30 de março
Aberto a: autores e autores estreantes que tenham livros de ficção no gênero romance lançados entre 01/01/2008 e 31/12/2008.
Premiação: R$ 200 mil para os vencedores das duas categorias do prêmio.
Mais informações

Prêmio Euclydes da Cunha
Inscrições: até 31 de julho
Aberto a: livros inéditos ou publicados a partir de 1º de janeiro de 1999 que tratem da vida ou da obra de Euclydes da Cunha.
Premiação: R$ 30 mil
Mais informações

Concurso Banco Real Talentos da Maturidade
Inscrições: até 22 de agosto
Aberto a: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Premiação: Troféu e R$ 7 mil reais para os cinco primeiros colocados de cada categoria.
Mais informações

Cultura e informação no entretenimento para o jovem potiguar

A soma é simples. Jovens produzindo televisão de qualidade mais jovens que exigem televisão de qualidade é igual a sucesso! O Programa Estúdio Livre chega para quebrar a barreira que existe entre nossa TV local, entretenimento, cultura e informação.

Junto com os apresentadores Carla Cruz, Matheus Magalhães, Tulius Souza e diversos outros repórteres que vão às ruas tentar trazer o melhor que nossa região pode oferecer, a TV Câmara local, canal 37 da CaboTv, não vai deixar a monotonia tomar conta dos domingos.

Dividido em vários quadros especiais e matérias jornalísticas com temas que vão desde a posse do atual presidente dos EUA até o simples dia-a-dia de um tosador de cães de Natal, o programa tem o formato de revista eletrônica, com 30 minutos de duração e exibição às 13h.

Outro detalhe é que sua periodicidade será quinzenal, logo o telespectador poderá conferir o que perdeu nas posteriores reprises.

"Inventei a Roda Produções" é a produtora responsável e idealizadora do programa.

O leitor do Grande Ponto pode conhecer todo esse trajeto no blog
www.progestudiolivre.blogspot.com.

Trupe de teatro mossoroense é selecionada para festival internacional

AG Sued
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará vai representar o Rio Grande do Norte no Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, que acontecerá no mês de setembro deste ano, em Salvador.

Esta semana, a organização do evento divulgou a lista dos selecionados que participarão deste evento, que é um festival que forma um panorama contemporâneo dos rumos das artes cênicas na América Latina. A programação conta com produções de oito países: Argentina, Bolivia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos e Peru.

A trupe mossoroense d’O Pessoal do Tarará participará do festival, que não tem caráter competitivo, com o espetáculo "A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró". “Este festival é importante porque vai possibilitar a troca de experiências com artistas de outros países, de conceituados grupos internacionais. Poderemos assistir aos espetáculos participantes, e ainda apresentar o nosso. Estamos felizes em podermos viver este momento em que colocamos o nosso grupo em um outro patamar”, explica a atriz Alana Azevedo.

“É um momento importante para o nosso Estado. Estamos no caminho certo. No ano passado os Clowns de Shakespeare de Natal estiveram neste mesmo festival, e este ano somos nós. Isso prova que estamos fazendo um teatro consistente aqui no Rio Grande do Norte, dando ênfase ao trabalho de grupo, que tem uma preocupação com a pesquisa, com o repertório”, explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.
-
Todos os grupos participantes desenvolvem uma pesquisa de linguagem própria e a construíram através da coletividade. Através da troca de experiências entre os grupos, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia oferece uma possibilidade de intercâmbio e integração entre povos distintos, mas que compartilham uma mesma identidade geográfica e têm cruzamentos culturais.

O evento pretende fomentar a discussão e o debate sobre estratégias – sejam artísticas, de produção ou circulação – e criações teatrais em diversas partes de um continente marcado pela miscigenação.

Capitania das Artes promove diálogo com artistas

clique no convite para ampliar
-
Na próxima segunda-feira, um diálogo entre o poder público e todos os artistas e interessados em arte promete resultar em novas ideias para as artes visuais em Natal. A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), promove, a partir das 10h no Auditório da Funcarte, o "conversa com o artista".

A iniciativa pretende discutir os novos projetos relacionados às artes visuais propostos pelo inédito Plano Municipal de Gestão Cultural. Todos, sem distinção, podem participar do evento. O presidente da Capitania das Artes, César Revorêdo, e a coordenadora do Núcleo de Artes Visuais, Sânzia Pinheiro, receberão os interessados para explicar quais as melhorias a ser implantadas com o novo Plano, além de escutar as opiniões dos que se preocupam com os rumos da arte na cidade e dos que a fazem.

Novas ideias para as artes visuais

Com o intuito de capacitar artistas e de divulgar as artes visuais, o Plano Municipal de Gestão Cultural formulado pela Funcarte traz uma série de novas ideias. Mas, de acordo com Sânzia Pinheiro, “os projetos podem ser modificados e novos podem ser inclusos ao Plano, a partir desse diálogo com os artistas”. Em sintonia com esse conceito, uma das propostas do Plano é a realização de diálogos quinzenais com artistas locais ou que estão expondo na Galeria da Capitania.

Outra proposta leva as mostras artísticas além das galerias de arte, com a organização de exposições em espaços como os shoppings, a Praça das Flores, o Mercado de Petrópolis, o Beco da Lama (Beco das Cores) e os transportes urbanos. Embora se pretenda desconcentrar as exposições, a Galeria da Funcarte também receberá atenção, ganhará reformas e exposições movimentadas por palestras e ações educativas.

Projetos já existentes serão reformulados, como o Salão da Cidade do Natal, proporcionando maior visibilidade ao evento e transformando-o em um misto de arte e reflexão sobre a produção das artes visuais. O 8 de maio, Dia Nacional das Artes Visuais, também será repaginado e transformado em uma semana de interações artísticas, por meio de oficinas e intervenções por toda a cidade.

A capacitação do artista, através de programas de residência no exterior, oficinas e reformulação dos cursos de arte do Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI), também faz parte do Plano. Uma atenção especial será dada à comercialização de obras de arte, pouco praticada pelos natalenses e turistas pela falta de contato com as mostras artísticas. Além disso, serão propostas as criações do Museu de Arte Contemporânea e do Fundo Para Desenvolvimento das Artes Visuais.

Fotografia & Poesia

O Vaqueiro
Patativa do Assaré

Eu venho dêrne menino,
Dêrne munto pequenino,
Cumprindo o belo destino
Que me deu Nosso Senhô.
Eu nasci pra sê vaquêro,
Sou o mais feliz brasilêro,
Eu não invejo dinhêro,
Nem diproma de dotô.
-
Da minha vida eu me orgúio,
Levo a Jurema no embrúio
Gosto de ver o barúio
De barbatão a corrê,
Pedra nos casco rolando,
Gaios de pau estralando,
E o vaquêro atrás gritando,
Sem o perigo temê.
-
Criei-me neste serviço,
Gosto deste reboliço,
Boi pra mim não tem feitiço,
Mandinga nem catimbó.
Meu cavalo Capuêro,
Corredô, forte e ligêro,
Nunca respeita barsêro
De unha de gato ou cipó.
-
Tenho na vida um tesôro
Que vale mais de que ôro:
O meu liforme de côro,
Pernêra, chapéu, gibão.
Sou vaquêro destemido,
Dos fazendêro querido,
O meu grito é conhecido
Nos campo do meu sertão.
-
Eu não sei tocá viola,
Mas seu toque me consola,
Verso de minha cachola
Nem que eu peleje não sai,
Nunca cantei um repente
Mas vivo munto contente,
Pois herdei perfeitamente
Um dos dote de meu pai.
-
O dote de sê vaquêro,
Resorvido marruêro,
Querido dos fazendêro
Do sertão do Ceará.
Não perciso maió gozo,
Sou sertanejo ditoso,
O meu aboio sodoso
Faz quem tem amô chorá.

IV Festival de Música do Beco da Lama abre inscrições

Até o dia 30 de abril, as inscrições para a 4º edição do Festival de Música do Beco da Lama (MPBeco) estarão abertas para músicos, compositores e intérpretes de qualquer lugar do nosso Rio Grande e que queiram vir à Natal para participar do evento.

Com palco armado em frente ao Palácio Potengi (Pinacoteca do Estado), no centro da cidade, o MPBeco tem como principal objetivo fomentar a produção cultural do RN, criando novas alternativas para os artistas, estimulando-os através da concessão de prêmios.

As inscrições são gratuitas e cada compositor poderá inscrever até três músicas, que deverão ser inéditas e terem sido compostas individualmente e/ou em parceria.

Este ano, o Festival MPBeco aumentou em 50% o valor global de seu prêmio, divididos em seis categorias distintas: 1º, 2º e 3º lugares; melhor arranjo musical; melhor intérprete e prêmio do voto popular.

Além disso, para cada um dos dez finalistas, será concedido um bônus/incentivo de R$ 200,00.

O resultado contendo as 24 músicas classificadas será divulgado no dia 9 de maio. As duas eliminatórias e a etapa final do Festival serão realizadas, respectivamente, nos dias 16, 23 e 30 de maio, na Praça Sete de Setembro - Centro Histórico.

Só após a divulgação dos 24 classificados é que a produção do projeto definirá a lista dos shows especiais que serão realizados a cada etapa do evento.

Como fazer as inscrições para o IV MPBeco

As inscrições podem ser feitas no Disco Fitas (Rua Princesa Isabel, 700) ou no Sebo Balalaika (Rua Vigário Bartolomeu, 565), no centro de Natal.

Já as inscrições remetidas pelos Correios deverão ser destinadas ao seguinte endereço: Produção do IV MPBECO - Festival de Música do Beco da Lama - Rua Júlio de Castilho, 85 - Conjunto Vale do Pitimbu - Bairro Pitimbu - Natal/RN - CEP.: 59.069-550.

Veja fotos do MPBeco do ano passado, CLIQUE AQUI

20 de março de 2009

O Grande Ponto pautando a Tribuna do Norte, quem diria!

Só foi sair a notícia no Grande Ponto que Dona Militana (foto) estava internada num hospital local com uma crise respiratória e hipertensão que a Tribuna do Norte publicou uma matéria sobre o assunto.

Mérito para este GP que está pautando as redações culturais natalense. Pena que não haja um reconhecimento e “eles” não publiquem o devido crédito da fonte.

Este blogueiro desconfiava que o GP era lido nas melhores redações da aldeia e já chegou a pautar várias matérias. Agora, essa de Dona Militana foi phoda.

Veja o post abaixo de quarta-feira (18 de março) com a notícia e veja o link da TN de hoje:
http://tribunadonorte.com.br/noticias/104161.html

E ainda mais que a matéria foi feita por telefone, já que Dona Militana não está recendo ninguém pelo seu estado crítico. Uma foto “antiga” foi usada para ilustrar a matéria.

CD Cineclube

AG Sued
O poeta Lívio Oliveira (foto) avisa que o disco “CD Cineclube”, com músicas de Babal e letras de Lívio, já está pronto e tem data para o lançamento: Será no dia 16 de abril (numa quinta-feira), às 19 horas, na Fundação Capitania das Artes.

O CD, que é uma homenagem a todos os cinéfilos e cineclubistas, e tem participações de: Geraldo Azevedo, Joca Costa (arranjador), Khrystal, Valéria Oliveira, Liz Rosa, Mirabô,Luciane Antunes, Di Steffano, Isaac Sol, Airton Guimarães, Gilberto Cabral, dentre outros nomes importantes da música.

Vejam o poema de Lívio Oliveira numa homenagem a Fellini:

As Mulheres da Cidade
(Babal e Lívio Oliveira - Homenagem a Federico Fellini, interpretada por Geraldo Azevedo)

Quanta vezes, Giulietta?
Quantas vezes só?
Quantos trens peguei na vida?
Nessa doce vida?
No caminho da cidade,
Das mulheres da cidade,
Mulheres da vida.

Sem vergonha e sem idade,
Quantas vezes, oh! Masina,
Nessa longa sina,
Esperei para te ver?
Nua na retina?
Quantas luas e feitiços?
Quantas lágrimas?
Quanto viço?

Melhor não mentir.
Melhor te dizer:
Nunca fui um Casanova,
Louco por você.
Eu fui sempre um marinheiro
Da nave que vai
E atravessa o mar inteiro
Em busca do cais
Dos seios de minha mãe
Dos olhos do meu pai.
Ensaiei toda a orquestra
E no fim daquela festa
Encontrei você
Me guardei em você.

Arte coletiva potiguar na Bienal de Havana

Nesta sexta feira, 20 de março, às 20h, o coletivo Aladim, composto por artistas potiguares, dará início a segunda etapa do "Projeto Aladim e a Identidade maravilhosa" na Praça Juscelino Kubitschek, no conjunto Alvorada I, próximo da antiga Casa Shock Show, na estrada da Redinha.
-
A ação é aberta a artistas e interessados que desejarem intervir em um imenso painel que tem como ponto de partida a obra Guernica, de Pablo Picasso. A ação está participando da Bienal de Havana.

Um dos pontos altos da noite é a ilustríssima participação dos multitalentosos artistas do Circo Tropa Trupe e a distribuição dos Passaportes Intergalácticos - que dão acesso a intervenção na obra e a união de sonhos e ações em prol do universo, os mesmos passaportes serão distribuídos em Cuba.

A primeira etapa das intervenções aconteceu durante as comemorações do dia da poesia, na Praça Augusto Severo, onde a imensa lona foi exposta para que os artistas iniciassem o processo de intervenção.

Ao final destas ações, ainda no mês de março, a obra seguirá junto com uma equipe formada por sete artistas do Coletivo, representando o Rio Grande do Norte na Bienal de Havana. São eles: Guaraci Gabriel, Wendel Gabriel, Julio Castro, Afonso Martins, Francisco Gileno, Marcelo Amarelo e Jean Sartief.

Chegando lá, os artistas apresentarão a obra criada em solo e ventos potiguares para o mundo, e realizam a terceira fase do projeto que consiste em propor a mesma intervenção aos artistas e ao povo cubano, bem como aos presentes na Bienal de Havana.

Ao final do evento, a obra que foi produzida em terra potiguar será doada a Cuba e a obra produzida no solo cubano será doada ao Governo do Rio Grande do Norte.

Contatos com alguns membros da equipe que viajará à Cuba:

Guaraci Gabriel – 8834.0354
Afonso Martins – 99967.999
Marcelo Amarelo – 9151.0695
Wendel Gabriel – 8883.7688
Edilma Lopes – 8875.4246

Visitem o blog do Coletivo Aladim:

http://www.projetoaladim.blogspot.com/

18 de março de 2009

84 anos de Dona Militana

Este blogueiro já fez esse clamor no Grande Ponto, em agosto do ano passado: “Salvem Dona Militana”... Hoje, a romanceira mais importante do Brasil está internada num hospital se recuperando de uma hipertensão e ainda sofre com grave problema respiratório, que dificulta a oxigenação do seu cérebro. Se não fossem os cuidados da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, ela já tinha morrido.

A romanceira Dona Militana é o último bastião cultural vivo do folclore potiguar e completa 84 anos de vida nessa quinta-feira, 19 de março, Dia de São José. Em 2005, foi condecorada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, como uma das mais importantes romanceiras do Brasil.

Nascida em São Gonçalo do Amarante, ainda vive com a família no sítio Oiteiro. É considerada a principal guardiã do romanceiro medieval nordestino. Dona de memória privilegiada, capaz de recitar longos enredos do romanceiro nordestino que ouviu na infância.

De origem humilde, negra, sem escolaridade, Dona Militana aprendeu a cantar romances ibéricos e nacionais com o seu pai, Atanásio Salustino do Nascimento, quando trabalhava na roça. Sua memória guarda, por tradição oral, um considerável acervo, o que faz dela uma enciclopédia viva cultura popular.
-
Vejam um maravilhoso cordel cantando a vida e obra de Dona Militana. Clique Aqui

17 de março de 2009

A Mulher Mortadela

Depois dos fenômenos editoriais como a Mulher Melancia, Mulher Jaca e Mulher Moranguinho, o Grande Ponto apresenta para o grande público a Mulher Mortadela, sucesso grantido no eixo Ceará Mirim - Extremoz.

Pequeno dicionário nordestinês

Testículo - Texto pequeno.
Pressupor - Colocar preço em alguma coisa.
Padrão - Padre muito alto.
Estouro - Boi que sofreu operação de mudança de sexo.
Democracia - Sistema de governo do inferno.
Barracão - Proíbe a entrada de caninos.
Homossexual - Sabão em pó para lavar as partes íntimas.
Ministério - Aparelho de som de dimensões muito reduzidas.
Detergente - Ato de prender seres humanos.
Conversão - Papo prolongado.
Barganhar - Receber um botequim de herança.
Unção - Erro de concordância verbal. O certo seria "um é".
Expedidor - Mendigo que mudou de classe social.
Luz solar - Sapato que emite luz por baixo.
Cleptomaníaco - Mania por Eric Clapton.
Contribuir - Ir para algum lugar com vários índios.
Cerveja - O sonho de toda revista.
Regime Militar - Rotina de dieta e exercícios feitos pelo exército.
Caçador - Indivíduo que procura sentir dor.
Volátil - Avisar ao tio que você vai lá.
Assaltante - Um "A" que salta.
Determine - Prender a namorada de Mickey Mouse.
Pornográfico - O mesmo que colocar no desenho.
Coordenada - Que não tem cor.
Presidiário - Aquele que é preso diariamente.
Ratificar - Tornar-se um rato.
Violentamente - Viu com lentidão.
Diabetes - As dançarinas do diabo.
Negativa - Crioula muito trabalhadeira.

Enquanto as chuvas não enchem o açude Gargalheiras...

Foto: AG Sued
No Rio Grande do Norte é assim: Quem não tem casa na beira da praia, vai procurar a família no interior do Estado para passar as férias, curtindo a atmosfera sertaneja.

Porém, para aqueles que já encheram o saco de sol e praia, o sertão do RN oferece roteiros alternativos para se curtir uns dias de folga em pequenos paraísos.

Com suas águas limpas, calmas e mornas, o Açude Gargalheiras, em Acari, é uma perfeita estância, proporcionando banhos prolongados e relaxantes para quem visita as belezas do Seridó.

Na “Prainha” do Gargalheiras, o visitante ainda pode saborear um tucunaré frito a moda da região e pagar 20 contos de real, prato para duas pessoas.

Um soneto de Gilmar Leite, São José do Egito PE

Lugar da Poesia

A poesia não é pra todo mundo!
É preciso ter grande sentimento;
Ter a alma tão livre como o vento
Libertar o sensível do profundo.

É viver de emoção todo segundo,
Explodir de beleza o pensamento,
Ver o belo, na dor, no sofrimento,
Encontrar o fulgor no lugar fundo.

É preciso ser leve feito à brisa!
Enxergar na palavra a luz precisa
E deixar-se envolver-se pela a vida.

É viver sobre as plumas da magia!
Navegar no fulgor da fantasia
Sobre o barco da alma enternecida.

Lançamento de livros de Octacílio Alecrim e Eloy de Souza

clique no convite para amplia
-
O Instituto Pró Memória de Macaíba
e o Grupo Sempre Macaíba,
convidam
para o lançamento de livros de
Octacílio Alecrim e Eloy de Souza , na
Casa da Cultura de Macaíba.

Sindsaúde prorroga inscrições para o Concurso de Contos

O Sindsaúde prorroga as inscrições do "1° Concurso de Contos" até o dia 26 de março. Podem se inscrever qualquer servidor público de todas as esferas (municipal, estadual e federal). Não há limite de páginas e a temática é livre.

Os interessados devem entregar os contos até o dia 26 na sede do Sindicato (avenida Rio Branco, 874, Centro). Mais informações no site: www.sindsaudern.org.br ou ligue para 4006-2950.

O Concurso faz parte das comemorações pelos 18 anos do Sindsaúde. O primeiro lugar será premiado com o valor de um salário-mínimo, o segundo com meio salário-mínimo e o terceiro com um terço de um salário-mínimo.

16 de março de 2009

José Guará lança novo livro nessa quinta-feira

No próximo dia 26, quinta-feira, o potiguar José Guará lança “Fragmentos de História Militar”, o sexto livro de sua autoria. O evento será às 19 horas, no Sota Voga, na rua Djalma Maranhão, sem número, no bairro de Lagoa Nova.

A obra traz uma seleção de discursos ou conferências pronunciadas por Guará em diversas épocas e ocasiões, em solenidades militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de abordar trabalhos e opiniões sobre acontecimentos e personalidades históricas.

“Fragmentos de História Militar” será vendido por 40 realezas nas livrarias da cidade.

O poeta popular e a "Bolsa-Vaselina"

A decisão do Ministério da Saúde de adquirir gel lubrificante para "reduzir os danos" nas relações sexuais anais, revoltou muita gente, mas inspirou o poeta popular Miguezim de Princesa, que, com muita graça, compôs o cordel "Bolsa-Vaselina".

Leia abaixo o cordel "Bolsa-Vaselina":

Bolsa-Vaselina

Sem ter mais o que doar,
O Governo da Nação
Resolveu, virando os olhos,
Gastar mais de R$ 1 milhão,
Doando para os viados
Bolsa-lubrificação.

Quem tem o seu pode dar
Da forma como quiser
Seja feio, seja bonito,
Seja homem ou mulher,
E tem de agüentar o tranco
Da forma como vier.

O Governo Federal,
Que em tudo quer se meter,
Decretou que o coito anal
Tem mas não pode doer
E o Bolsa-Vaselina
Surgiu para socorrer.

Quinze milhões de sachês:
A farra está animada!
Vai ter festa a noite inteira,
Até mesmo na Esplanada,
Sem ninguém sequer sentir
A hora da estocada.

Coitada da prega-mãe,
Vai perder o seu valor,
Pois é ela quem avisa
Na hora que aumenta a dor
E protege as outras pregas
De algum violentador.

O governo quer tirar
Do gay a satisfação,
Como mulher sem praze
(Fonte de reprodução),
Porque tanta vaselina
Vai tirar a "sensação".

É para reduzir danos
- Defende logo um petista.
Porque na hora do coito
Dá um escuro na vista
E a dor é tão profunda
Que eu sinto dó do artista.

- Mas tu já desse, bichim?
- pergunta Zé de Orlando.
O governista sai bravo,
Dando coice e espumando,
Pega o "rabo de cavalo"
E sai no dedo enrolando.

O Brasil é mesmo assim:
Prostituta tem prazer,
Vagabundo tira férias,
Se trabalha sem comer
E quem dá o ás-de-copas,
Dá mas não pode doer.

O governo resolveu
Dar bolsa pra todo mundo
E criar um grande exército
De milhões de vagabundos
Só faltava esta bolsa
De vaselinar os fundos.

15 de março de 2009

Versos, poetas e celebração no Dia Nacional da Poesia em Natal

Nei Leandro e Volonté receberam homenagens pela Prefeitura de Natal, através da Capitania das Artes.

Enfim, o último vate marginal, da geração mimeografo que atuou em Natal nos idos 70, foi reconhecido oficialmente como “poeta”. Volonté recebeu das mãos da prefeita Micarla de Souza, o diploma de poeta na última sexta-feira, 13 de março, quando a Capitania das Artes celebrou o Dia Nacional da Poesia.

Na mesma ocasião, o escritor e poeta Nei Leandro de Castro foi homenageado pela Prefeitura pela importância da sua obra. Nei é autor de “As Pelejas de Ojuara”, romance que virou filme de sucesso nacional, estrelado por atores globais e com patrocínio do Governo do Estado.

A poesia de Volonté não tem nada de especial e nunca chamou a atenção de ninguém pela sua genialidade. Já os versos de Nei Leandro são reconhecidos como de alto nível poético, com sonoridade, rima, ritmo e estranhamento, ferramentas importantes na elaboração de um poema.

Nei morou na Rio de Janeiro por 30 anos, ganhando a vida como publicitário. Se aposentou e voltou a morar em Natal faz uns cinco anos. Em terras cariocas, ele é uma pessoa comum como qualquer outra. Aqui, Nei é tratado pela imprensa e pelos intelectuais potiguares como uma divindade literária, que reconhecem seu talento.

Num calor infernal, o dia 13 de março foi repleto de celebrações, como se um evento festivo para celebrar a poesia fosse suficiente. A Capitania das Artes até organizou uma mesa redonda lotada de poetas como Nei Leandro, Plínio Sanderson, Lívio Oliveira, Eduardo Alexandre, Iara Carvalho e Jânia de Souza, para discutir “Os novos caminhos da poesia potiguar”.

Porém, faltou o diálogo com a universidade. Simplesmente, a Capitania esqueceu-se de convidar os verdadeiros doutores em literatura, principalmente àqueles especialistas em Literatura Potiguar como Humberto Hermenegildo ou Tarcísio Gurgel. Outro nome da UFRN que não pode faltar em nenhum debate poético é o professor Chico Ivan, verdadeiro representante da tradição dos currais-novense José Bezerra Gomes e Luís Carlos Guimarães

Muitos poetas levaram falta na caderneta da Capitania pela sentida ausência na festa. Durante a tarde, ainda houve o musical incompreensível do grupo “Poetas Elétricos”. Se ninguém explicar o que está ocorrendo no show, o observador comum não vai entender nada.

A alardeada Galeria do Povo, que deveria ser organizada por Eduardo Alexandre, não aconteceu. Pelo menos, este blogueiro não viu nada de Galeria e tinha pouca gente Ribeira. O evento oficial da Capitania terminou com o show do poeta seridoense Wescley Gama, vencedor do prêmio Luís Carlos Guimarães, promovido pela Fundação José Augusto.

A festa terminou com o peta ensandecido Plínio Sanderson sentenciando: “Um elefante é pouco para colocar a poesia potiguar”, referindo-se ao formato do desse mamífero proboscídeo de tamanho avantajado que tem a forma do mapa do RN. Pura verdade para um Estado que tem 16 poetas por metro quadrado. E haja poesia!

14 de março de 2009

Natal celebra o Dia Nacional da Poesia

Caros leitores do Grande Ponto,

Desde ontem, Natal celebra o Dia Nacional da Poesia e este blogueiro está fazendo a cobertura para alguns jornais. Prometo que, a partir desse domingo, começarei a postar nesse espaço tudo que ocorreu durante a celebração poética. Hoje, lá pelas bandas do Beco da Lama, ainda tem mais celebrações, terminando com o show de Jessier Quirino. Vejam a programação abaixo e aguardem os próximos posts. Logo mais abaixo, há uma postagem mostrando os primeiros poetas potiguares.

Em tempo: o artista plástico Franklin Serrão descobriu a razão de ter tanto poeta em Natal. O poeta natalense Lourival Açuncena teve mais de 25 filhos.
-
PROGRAMAÇÃO POÉTICA

08 h – Alvorada poética – Fortaleza dos Reis Magos
10 h – Exposição Eternos Poetas – Museu Café Filho
10 h 30 min – Lançamento do balaio poético – Calçadão da João Pessoa - Arte Viva / Santa Cruz
-
Beco da Lama
-
12 h – Feijão poético com grupo Sonorozinho – Bar de Nazaré
12 h 30 min – Lançamento da Edição nº. 20 da Revista Preá
13 h 30 min – Entrega do Prêmio Rubens Lemos e Luís Carlos Guimarães
14 h – Show e recital com Izaias Gomes
14 h 30 min - Tribuna Livre
16 h – Show com Raul (Alcatéia Maldita)
18 h – Show de Allan Sales e Miró – PE
19 h – Recital de Antonio Francisco - RN
20 h – Show de Jessier Quirino e banda- PB

Os primeiros aedos potiguares

por Alexandro Gurgel

A preocupação com a Literatura praticada no Rio Grande do Norte ao longo do tempo começa a ser registrada tardiamente em 1897, por um jovem estudioso chamado Antonio Marinho, que se propôs a fazer um balanço na produção literária potiguar até então, em artigos inscritos nas páginas de “A Tribuna”, tipo de revista cultural de uma associação denominada Congresso Literário.

Em 1921, Câmara Cascudo fazia um brilhante trabalho de pesquisa em “Alma Patrícia”, reforçando o trabalho de Antonio Marinho. Mais tarde, Ezequeiel Wanderley reuniu mais informações no seu livro “Poetas do Rio Grande do Norte”, quando deu ‘maior destaque aos poetas do que aos romancistas da época’, de acordo com alguns estudiosos da Literatura Potiguar.

Alguns escritores acreditam que o autor foi levado pela emoção quando fez a seleção de autores para o livro. “Certamente para justificar nossa fama de Terra dos Poetas”, escreveu o professor Tarcísio Gurgel, no seu livro “Informação da Literatura Potiguar” (Argus, 2001, Natal RN).

Conforme toda essa a historiografia literária, Lourival Açucena é considerado o primeiro poeta do Rio Grande do Norte. Nasceu em Natal a 17 de outubro de 1827 e faleceu na mesma cidade a 28 de março de 1907. Embora não tenha publicado livro, foi o primeiro poeta a construir toda uma obra. Anos depois, seus poemas foram reunidos por Câmara Cascudo, em obra póstuma, sob o título "Versos" (1927, 2. ª ed., Natal, Editora da UFRN, 1986).

Merece destaque uma escritora potiguar que passou 28 anos na Europa e se tornou célebre pela sua luta a favor do soerguimento da mulher. Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida pelo pseudônimo Nísia Floresta, nasceu no sítio Floresta, em Papari (hoje Nísia Floresta, em sua homenagem), no dia 12 de outubro de 1810, falecendo na França, em Rouen, a 24 de abril de 1885.

Falando sobre Nísia Floresta, a escritora Maria Eugênia Montenegro classificou-a como “ilustre pensadora e idealista, a autodidata, a revolucionária, a enfermeira, a jornalista e abolicionista e republicana, que pregava a igualdade das províncias e das casas”, (Revista Brasília, no LXX, abril - maio de 1996).

Luís Carlos Lins Wanderley é o autor de “Mistério de um Homem”, em dois volumes. É apontado por alguns intelectuais da UFRN como sendo o primeiro romance escrito no Rio Grande do Norte. No movimento abolicionista, brilhou Segundo Wanderley. Depois, vem a “geração do Oásis”, como disse Câmara Cascudo, que “nasceu literalmente com o advento republicano”. Dessa fase se destacaram dois irmãos poetas: Henrique Castriciano e Auta de Souza.

Entra o século XX e começa a frase conhecida como “Oficina Literária”, onde se destacaram Francisco Cavalcanti, Jorge Fernandes e Clementino Câmara. Um grande poeta dessa geração foi Manoel Virgílio Ferreira Itajubá, que não teve livro publicado em vida. Embora houvesse produzido o suficiente para mais de um volume de poesia.

As inquietações poéticas explodindo no século XX

O início do século passado foi uma época de grande efervescência literária, onde brilharam nomes como Nascimento Fernandes, Anfilóquio Câmara, Armando Seabra, Jayme Wanderley. Segundo o professor de Literatura do Rio Grande do Norte, na UFRN, Humberto Hermenegildo, publicaram-se, naquela década, alguns títulos que ainda hoje são de fundamental importância para a compreensão do início da nossa vida literária, como: “Alma patrícia” (1921) e “Joio” (1924), ambos de Luís da Câmara Cascudo; “Poetas Rio-Grandenses do Norte” (1922), de Ezequiel Wanderley, “Versos” (1927), de Lourival Açucena e “Terra Natal” (1927), de Ferreira Itajubá.

Em novembro de 1936, Câmara Cascudo fundou a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, atendendo a um apelo da Federação das Academias de Letras, na sede do Instituto de Música, sendo eleito Henrique Castriciano, presidente. Entre os fundadores da academia, podem ser citados os seguintes intelectuais: Adauto Câmara, Otto de Brito Guerra, H. Castriciano, Edgar Barbosa, Antonio Soares de Araújo, Nestor dos Santos Lima, Januário Cicco, Floriano Cavalcanti, Luis Gonzaga do Monte.

Um dos mais consagrados poetas do início do século passado foi Jorge Fernandes, considerado um Modernista de primeira hora. Alguns professores da UFRN costumam dizer que Jorge Fernandes fez poesia modernista na própria “fase heróica” e, na época que Jorge Fernandes lançou seu “Livro de Poemas”, a idéia de modernismo ainda era muito frágil no Brasil, sobretudo, no Rio Grande do Norte.

De acordo com os estudiosos da literatura local, Jorge Fernandes foi recomendado por Manoel Bandeira, tardiamente, quando soube da poesia jorgiana, escrevendo em carta ao jornalista Veríssimo de Melo: “Precisamos urgentemente da poesia do poeta Jorge Fernandes. Urgentemente!” O poeta Jorge Fernandes teve seus textos veiculados nas principais revistas modernistas paulistas, no clamor do Modernismo.

No final dos anos 60, surgiu um movimento literário, provocando um impacto no Rio Grande do Norte e também no Brasil: o lançamento simultâneo em Natal e no Rio de Janeiro do Poema/Processo. Em Nanatal, o movimento era capitaneado por Moacy Cirne, Anchieta Fernandes e Nei Leandro de Castro e no Rio de Janeiro por Vladimir Dias Pintos.

Entre os poetas que se destacaram na vida literária potiguar e que faleceram numa época não muito distante, podem ser citados: Myriam Coeli, natural de Manaus, porém, norte-rio-grandense de São José de Mipibu por opção. Seu livro de estréia, “Imagem Virtual” (1961), foi escrito em parceria com seu marido, Celso da Silveira que, como ela, também fazia versos, além de atuar como jornalista.

Outros trabalhos de Myriam Coeli são "Vivência sobre Vivência" e "Cantigas de Amigos" (1980). Outra poetiza potiguar de destaque é Zila Mamede, que nasceu na vizinha Paraíba, em Nova Palmeira, vindo para Natal no ano de 1935. Seu primeiro livro, “Rosa de Pedra”, é de 1953. Zila ainda publicou “Salinas” (1958), “Navegos” (1978), entre outros.

A Literatura do Rio Grande do Norte é acanhada, porém aos poucos deixa de ser latente para se tornar leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer as Letras Potiguares. Como diria o literato Antônio Candido, no clássico “Formação da Literatura Brasileira”, comparada às grandes, a nossa literatura é pobre e fraca. Mas, é ela, não outra, que nos exprime. Se a Literatura Norte-riograndense não for amada, não revelará sua mensagem e se não a amamos ninguém o fará por nós.